Você ficou sabendo da live incrível que rolou no nosso Instagram? O Chef Júnior Marinho, finalista do Mestre do Sabor, passou para ensinar três receitas deliciosas para você fazer em casa e impressionar toda a sua família.
Perdeu a live? Não tem problema, ela está disponível na íntegra no nosso IGTV para você assistir quando quiser, é só acessar: instagram.com/bretasoficial
Além disso, se quiser economizar na hora de comprar todos os ingredientes para fazer as receitas, não deixe de aproveitar o Festival de Produtos Bretas, que vai até o dia 31/10. Temos um monte de descontos imperdíveis para você sair de carrinho cheio.
Confira abaixo todas as receitas:
Bolovo com Cuscuz

Petisco típico de botecos brasileiros, muito apreciado, consiste em um ovo envolto com um bolinho de carne bem suculento e temperado, a receita é simples, mas tem seus segredos para uma boa preparação, o Chef Júnior Marinho vai te contar o passo a passo.
Ingredientes:
1 kg de coxão mole moído
200 g de cuscuz flocão Bretas já cozido
4 dentes de alho picado
1 cebola média picada
12 ovos caipiras
1 gema de ovo
1 colher de sopa (50g) de manteiga em temperatura ambiente
½ maço de cebolinha picada finamente
½ maço de salsinha picada finamente
½ colher de chá de páprica picante
Noz-moscada a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
3 ovos para empanar
400 ml de leite para empanar
Farinha de trigo para empanar
Farinha panko ou farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
Modo de preparo
– Coloque os ovos em uma panela de água fervendo. Cozinhe os ovos por exatos 6 minutos, caso você goste da gema mais molinha, caso queira a gema mais cozida, deixe 8 minutos.
– Retire da panela e coloque em uma recipiente com água bem gelada (de preferência com gelo) para choque térmico, logo em seguida, descasque os ovos, e coloque em outro recipiente com água gelada, deixe por minutos, retire e reserve.
– Tempere a carne moída com sal, pimenta do reino, noz-moscada e a páprica. Adicione a cebola e o alho bem picadinhos, a salsinha e a cebolinha. Misture bem e logo em seguida adicione a manteiga e a gema de ovo (a carne deve estar bem massada, textura homogênea, com todos os ingredientes bem misturados, para que não crie furos na hora de fritar.)
– Faça 12 bolinhas com a carne, todas do mesmo tamanho. Abra em círculos na palma da mão ou com a ajuda de um rolo, em uma bancada com dois plásticos envolvendo a carne, em uma espessura mais fina. Envolva o ovo com a carne, um de cada vez, fechando bem toda a superfície.
– Misture os três ovos com o leite, misture bem e tempere com sal e pimenta do reino. Para empanar os bolovos, passe um a um na farinha de trigo, em seguida no ovo batido com leite e depois na farinha panko ou farinha de rosca.
– Frite os bolinhos em imersão (totalmente coberto pelo óleo) óleo em fogo médio, não muito quente (160ºC) por 4 minutos e sirva em seguida com um molho a sua escolha.
– Rende 12 bolovos
Macarrão de Comitiva

Prato típico da região pantaneira do país, levou este nome por ter seu preparo feito nas comitivas de peões boiadeiros. Um prato simples mas com um aroma e sabor maravilhoso, tratasse de um macarrão cremoso com carne de sol e embutidos, muito saboroso, com um toque especial do Chef Júnior Marinho.
Ingredientes:
300 g de espaguete Bretas
160 g de Jerked beef bretas
1 xc (150g) de molho de tomate
100 g de queijo coalho cortado em cubos pequenos
20 g de queijo coalho ralado
80 g de bacon cortado em cubos pequenos
80 g de calabresa cortada em cubos pequenos
4 dentes de alho picados
1 cebola média picada
2 pimentas de cheiro picadas
½ maço de cebolinha cortada finamente
Suco de 1 limão pequeno
Suco de 2 laranjas
2 colheres de sopa rasa de maionese
500m ml de água quente
Óleo para fritar
Modo de preparo:
– Quebre o macarrão em bem pequeno, um pouco maior que grãos de arroz. Coloque um óleo para aquecer em fogo médio, e com o óleo não muito quente (150ºC) frite o macarrão em imersão (totalmente coberto pelo óleo) por mais ou menos três minutos, até que ele fique mais dourado. Retire e deixe escorrer bem o excesso de óleo em um recipiente com papel toalha.
– Para dessalgar o Jerked beef, corte em cubos médios, coloque em uma panela coberto com água e leve ao fogo para ferver, escorra a água e repita esse processo ao menos 3 vezes, desfie a carne e reserve.
– Em uma panela, refogue o bacon, logo em seguida a calabresa em cubos e o jerked beef desfiado, adicione a cebola, o alho e a pimenta de cheiro picada e refogue mais um pouco. Coloque o macarrão frito , o molho de tomate, o suco de limão e o suco de laranja, refogue e coloque a água quente, deixe em fogo médio cozinhando por uns 10 minutos. Não deixe que a água seque por completo, caso seja necessário adicione mais 100 ml.
– Prove o macarrão para ver se já está cozido, assim que estiver pronto, desligue o fogo, aguarde 4 minutos, e finalize com maionese, mexa bem para tudo ficar homogêneo, ajuste o sal (não coloque sal antes, porque temos o jerked beef e embutidos, você pode salgar seu prato, apenas se for necessário, finalize com um pouco de sal), finalize com a cebolinha picada. Sirva ainda quente, com o queijo coalho ralado por cima.
– Serve até três pessoas
Banana real

Sobremesa típica da Bahia, sobremesa simples e muito apreciada pelos baianos, uma comida afetiva por lá. Tratasse de um pastel com banana da terra, polvilhado com açúcar e canela, aqui o Chef Júnior Marinho acrescentou o seu toque.
Ingredientes:
1 rolo de massa de pastel Bretas
4 Bananas da terra maduras cortadas em rodelas
2 colheres de sopa de açúcar cristal
1 colher de sopa rasa de manteiga em temperatura ambiente
80 g de queijo coalho em fatias ou cortado fino
1 pote de creme de avelã Bretas
Açúcar refinado para polvilhar
Canela em pó para polvilhar
Óleo para fritar
Modo de preparo
– Em uma frigideira, de preferência com antiaderente, forre com o açúcar cristal e leve ao fogo médio, até o açúcar começar a derreter e quase virar uma calda (cuidado para não queimar), coloque a manteiga e as rodelas de banana da terra, e deixe até que fiquem douradas, sempre mexendo para que cozinhem por igual.
– Deixe a banana esfriar e monte seus pasteis, no formato que preferirem. Abra a massa de pastel, coloque algumas rodelas de banana, queijo coalho em fatias e também o creme de avelã, feche todos os pasteis.
– Frite em óleo aquecido em fogo médio (170ºC), e assim que retirar do fogo, polvilhe com açúcar refinado e canela á gosto, sirva ainda quente.
– Rende 8 pasteis médios.