Viajar de carro é um ótimo jeito de conhecer diversos destinos. Mas também serve para rever certos hábitos que acabam aumentando o consumo do veículo. Apresentamos aqui sete dicas que comprovadamente ajudam a reduzir o consumo de combustível. São atitudes simples que conseguem grandes resultados no seu bolso.
1 – Calibre os pneus. A pressão dos pneus abaixo do indicado no manual do proprietário faz o motor trabalhar mais e, consequentemente, há maior gasto de combustível.
2 – Manutenção em dia.É importante estar com manutenção do carro em dia e fazer as revisões recomendadas no manual do proprietário. Verifique a troca do óleo do motor, dos filtros de ar e de combustível e o alinhamento da suspensão do veículo.
3 – Desligue o motor apenas em paradas prolongadas.Manter o automóvel parado com o motor ligado por mais de 60 segundos faz o veículo consumir mais do que desligar o motor e ligá-lo novamente.
4 – Acelere e freie suavemente. Essa é uma prática importante em qualquer momento ao dirigir um veículo: evite acelerar e frear bruscamente ou sem necessidade. Mantenha distância do carro à frente, antecipe o tráfego e freie de forma suave. O sistema de injeção eletrônica corta a emissão de combustível ao motor quando o acelerador está liberado.
5 – Elimine o peso extra. O peso da bagagem interfere no consumo de combustível. O consumo pode aumentar em até 1% a cada 25kg carregados. A recomendação também vale para a instalação de bagageiros externos, já que também afetam a aerodinâmica e eficiência do veículo.
6 – Respeite as rotações corretas do moto.O tacômetro, conhecido popularmente como conta-giros, fica no painel do carro e indica as rotações por minuto (identificadas pela sigla rpm) do motor. Há, para cada marcha, a rotação mais adequada. Quanto mais o motor ficar fora do giro indicado, maior será a quantidade de combustível utilizado. No manual do veículo, também há a recomendação da velocidade ideal para fazer as trocas de forma mais eficiente.
7 – Use ar-condicionado com moderação. O ar-condicionado, em geral, utiliza a potência do motor e diminui sua eficiência. O uso contínuo do ar-condicionado pode aumentar o consumo do combustível em até 20%.
Agora é só pegar a estrada. Boa viagem!