08
out
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS AZEITES DE OLIVA VIRGEM, EXTRAVIRGEM E REFINADO?
Você costuma ficar confusa na hora de comprar o azeite de oliva? Há tantas opções no mercado, né. As três variedades mais conhecidas são a virgem, a extravirgem e a refinada.  Mas você sabe qual é a diferença entre elas? Qual será a mais saudável?

“Todos os azeites de oliva têm como matéria-prima a azeitona. O que os diferencia é o número de etapas de refinamento pelas quais passam. Isso altera a acidez do óleo, ou seja, a qualidade. Quanto menor for seu índice de acidez mais benefícios ele terá”, explica Daísa Mara Pinhal, nutricionista do Oba Hortifruti, em São Paulo.

Dos três tipos, o que tem menor acidez (até 1%) é o extravirgem, por isso, aposte nele! Esse óleo possui substâncias que combatem o mau colesterol. Também impede o depósito de gordura abdominal, afinando a cintura e afastando o risco de doenças cardíacas e diabetes. Só não pode abusar na quantidade, pois uma colher de sopa contém cerca de 108 calorias!  O ideal é consumir  2 colheres de sopa por dia: uma no almoço e outra no jantar.

E como deve ser usado? É recomendável utilizá-lo em pratos que não vão ao fogo, como, saladas, pães, queijos e outros petiscos. Se aquecido, esse óleo pode perder suas propriedades benéficas.

“Já para pratos quentes, como carnes, o azeite virgem é a melhor opção. Mesmo sendo um pouco mais ácido que o extra (até 2%), ao ser aquecido, seu aroma é ressaltado e seu sabor é mais adocicado”, afirma a especialista.

E o tipo refinado? Melhor usá-lo em frituras. Ele tem mais de 2% de acidez, mas é mais saudável do que o óleo tradicional de soja, por exemplo. Mas cá entre nós, o melhor mesmo é não consumir frituras, né? Assim você não correrá o risco de engordar.

Fonte: M de Mulher
Promoções Novidades Eventos Dicas Receitas
JAN
2018
FEF
2018
MAR
2018
ABRI
2018
MAI
2018
JUN
2018
JUL
2018
AGO
2018
SET
2018
OUT
2018
NOV
2018
DEZ
2018
SERVIÇOS FINANCEIROS    Cartão Protegido    Fatura Segura    Proteção Pessoal    Renda Diária    Garantia Estendida