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set
NUTRICIONISTA ESCLARECE QUE NEM TODAS AS GORDURAS SÃO PREJUDICIAIS À SAÚDE
Embora sejam frequentemente colocadas na posição de vilãs da dieta, retirar as gorduras da alimentação pode representar risco à saúde, já que elas, ao lado de proteínas e carboidratos, compõem os grandes grupos alimentares necessários à boa nutrição. O alerta é da nutricionista Isabela Pimentel, que palestrou para nutricionistas e estudantes de nutrição em Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira.
 
— Nem toda a gordura é prejudicial, mas as pessoas têm dificuldade de fazer essa diferenciação e acabam restringindo o consumo de alimentos extremamente benéficos — comenta Isabela.
 
Um dos exemplos citados pela nutricionista é o óleo de soja, principal fonte de gordura na culinária brasileira e base de alimentos industrializados, como margarina e maionese.
 
— O óleo de soja é fonte de gorduras poli-insaturadas, com ácidos graxos ômega 6, que oferecem importantes benefícios em termos de controle do colesterol — explica.
 
Se há um tipo de gordura que mereça ser excluído do cardápio é a gordura trans, encontrada em produtos industrializados como biscoitos recheados, sorvetes, massas folhadas, entre outros.
 
— Existe um movimento mundial para extinguir a gordura trans da fabricação de alimentos, mas enquanto isso não acontece é importante o consumidor ler o rótulo, pois nem todos os biscoitos recheados têm gordura trans — alerta a especialista.
 
A palestra integra a programação do Congresso Mega, que leva profissionais de nutrição às principais capitais brasileiras ao longo do ano, culminando em um grande evento em São Paulo, no mês de outubro. A vinda da nutricionista Isabela Pimentel a Porto Alegre foi proporcionada por uma parceria entre Equilibrium e Unilever.
 
Entenda a classificação das gorduras
 
:: Saturadas — encontrada em produtos de origem animal, como leite integral, manteiga, carnes e embutidos em geral (linguiças e salames). Deve ser consumida em menor quantidade.
 
:: Mono-insaturadas — presente no abacate e em castanhas, além de óleo de oliva e azeite de canola. Revela importantes benefícios no controle de doenças metabólicas.
 
:: Poli-insaturadas — contempla ácidos graxos ômega 3, encontrados na linhaça e em peixes de águas frias e profundas (salmão e sardinha), e ômega 6, presente nos óleos de soja, milho e girassol e seus produtos derivados. Pode beneficiar pacientes no controle do colesterol.
 
:: Trans — tipo de gordura produzido pela indústria alimentícia, que revela prejuízos significativos à saúde. Está presente em biscoitos recheados, sorvetes, massas folhadas, entre outros.

Fonte: Diário Catarinense
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