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CORES DOS VEGETAIS INDICAM OS NUTRIENTES QUE ELES CONTÊM
Quando se fala em alimentação saudável, uma recomendação comum dos profissionais de nutrição é colorir o prato. Faz sentido, porque cada cor indica um tipo de composição nutricional do alimento. Entenda o que as cores representam na sua alimentação:
 
:: Branco (cebola, couve-flor, alho)
 
Indica predominância de falvonoides, selênio e organossulfaturados. Atuam contra processos inflamatórios e alergias, fortalecem os sistemas imunológico e circulatório e protegem contra doenças crônicas associadas ao envelhecimento.
 
:: Verde (brócolis, alface e rúcula)
 
Presença de pró-vitamina A, luteína, vitaminas B12, B5, B9, C, K, cálcio, potássio, ferro e magnésio. Auxilia no crescimento e na manutenção da pele, cabelos, ossos e visão, contribui para os sistemas digestório, nervoso, imunológico e sexual, e reduzem o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.
 
:: Amarelo-alaranjado (melão, abóbora, cenoura)
 
Contém pró-vitamina A, vitamina C, carotenoides e flavonoides. Age para o bom funcionamento do sistema imunológico e sexual e a proteção contra doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Melhora a visão e a pele.
 
:: Vermelho (tomate, pimentão, melancia)
 
Rico em licopeno, vitamina C e ácidos fenólicos. Atua para a redução do risco de câncer, manutenção da saúde da pele, gengivas e vasos sanguíneos, formação de colágeno, redução de colesterol, risco de arterosclereose, doenças cardiovasculares e fortalece o sistema imunológico.
 
:: Roxo (berinjela, repolho roxo, cebola roxa, beterraba)
 
Presença de antocianina, com propriedades anticancerígenas que também atuam na preservação da memória e protegem o coração.

Fonte: Zero Hora
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